Como obter vantagem competitiva em sua atuação técnica na área cosmética

Como tornar sua ida à FCE Cosmetique uma ocasião produtiva e que gere resultados práticos para o seu dia a dia como profissional

 

Muito se ouve dizer que o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos é um dos segmentos mais robustos da economia. O motivo? É o chamado “efeito batom”: mesmo em épocas de crise econômica, os consumidores, em especial o público feminino, não deixam de investir em produtos de estética e beleza, mesmo que tenham que optar por marcas mais acessíveis.

De fato, o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos de beleza, perdendo apenas para a China e os Estados Unidos. Isso faz com que o setor cosmético se torne bastante competitivo e dinâmico, de forma que o destaque para quem atua neste meio depende muito do design de estratégias diferenciadas para atrair o público. Dentre estas estratégias, pode-se oferecer tanto um produto com os mesmos benefícios que os concorrentes, porém de preço inferior, quanto um produto realmente único em termos de desempenho e benefícios com relação ao que está disponível para os consumidores. A vantagem competitiva, portanto, deve ser desenvolvida com bastante estudo e o acesso a informações valiosas sobre as tendências e os novos desenvolvimentos do setor cosmético pode ser conseguido em feiras que reúnem os principais profissionais da área, como é o caso da FCE Cosmetique, a acontecer entre os dias 23 e 25 de Maio de 2017, em São Paulo.  

A FCE Cosmetique é uma exposição internacional na qual se trazem muitas das tecnologias e os lançamentos da indústria cosmética apresentados na Europa. Baseada na exposição das empresas em estandes para a troca de informações, divulgação de materiais técnicos e distribuição de amostras de produtos ao público, a feira reuniu, em 2016, pouco mais de 14.000 visitantes vindos de 25 estados brasileiros e de 26 países além do Brasil, sendo que 44% dos que compareceram ao evento possuíam cargos ligados à tomada de decisão. Assim, para os que já trabalham no desenvolvimento e produção de cosméticos, seja em nível gerencial, operacional ou como empreendedor no ramo, a feira é uma grande oportunidade para fazer contatos e novos negócios, especialmente devido à gama de setores cobertos pelo evento: é possível encontrar expositores e visitantes vinculados não só à produção de matérias primas, como também os produtores de embalagens, máquinas, equipamentos e acessórios em geral, prestadores de serviços e terceiristas. É um evento que permite o relacionamento com novos fornecedores, captação de novos clientes e o lançamento da própria marca ou produto, auxiliando o posicionamento de pequenas e grandes empresas no mercado.

Tanto para os que já estão quanto para os que pretendem ingressar no ramo de alguma maneira, a exposição também traz a oportunidade de atualização sobre a movimentação seguida pelos players do setor cosmético. À parte dos estandes, a FCE Cosmetique possui uma programação de palestras e congressos com conteúdo técnico-científico de ponta apresentado por profissionais de destaque do setor. Em 2017, as palestras estão programadas para tratar de temas variados: dentre as apresentações elencadas, temas como a sustentabilidade e as tendências para diferentes tipos produtos são recorrentes. Um desses espaços de palestras é a Arena do Conhecimento, um ambiente que reúne diversos conteúdos e temas voltados à inovação, tendências e lançamento do setor cosmético, sempre com palestrantes de diversas áreas de atuação como assuntos regulatórios, tecnologia aplicada, P&D, entre outros, e empresas líderes de mercado.

Inclusive eu terei a oportunidade de estar esse ano novamente palestrando na Arena do Conhecimento falando de dois temas bem atuais:

  • Chemophobia em cosméticos: principais medos e preocupações das pessoas quanto ao uso de produtos para cuidados pessoais.
  • Como deixar suas fórmulas mais sustentáveis para atrair a atenção dos consumidores.

Então se você quiser assistir uma dessas palestras, ou outras que estejam na grade de programação, é só se fazer o seu credenciamento online no site do evento (lembrando que a entrada no evento é gratuita e é para profissionais da área).

Ainda, em paralelo à feira, acontecerá o 30º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, que abordará assuntos desde os mais voltados à gestão, como assuntos regulatórios e cadeia de valores, a conteúdos técnicos como biotecnologia e lançamentos cosméticos. Com o intuito de promover a difusão do conhecimento, preveem-se apresentações de palestrantes nacionais e internacionais, abertas à participação de profissionais. O evento também contará com uma exposição de e-pôsteres para a apresentação de trabalhos científicos, permitindo ao visitante uma visão sobre as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nesta área.

Assim, em um ambiente rico para a troca de experiências e conhecimento, a FCE Cosmetique proporciona aos seus visitantes uma experiência única de imersão na área de cosméticos e produtos de higiene pessoal. Por ser um setor extremamente amplo, com uma gama considerável de produtos competindo pela atenção do consumidor, conhecer bem o mercado torna-se fundamental e saber das novidades em primeira mão pode gerar novas ideias e fazer com que uma empresa se torne pioneira no lançamento de novos itens. Não só pelas novas parcerias empresariais e pela competição por espaço no mercado, mas também pela atualização profissional, agregando valor à própria carreira e fazendo novos contatos para trocas de experiências e oportunidades de trabalho, vale muito a pena visitar a FCE Cosmetique 2017. O credenciamento para participar do evento deve ser feito pelo site http://www.fcecosmetique.com.br/pt, onde se encontram também todas as informações sobre a feira, as palestras e os congressos paralelos, facilitando o planejamento do roteiro de visita. Portanto, tome nota:

FCE Cosmetique

Data: De 23 a 25 de maio de 2017
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 | CEP: 04329-900 | São Paulo/SP | Brasil