Como usar o PubMed® e se destacar como profissional

Entenda como usar o PubMed®, um dos sites de pesquisa mais completos que existe, disponível totalmente de forma gratuita

 

Muitos alunos me perguntam sobre livros e sites para pesquisas e estudos sobre os mais diversos temas. Eu tenho diferentes indicações que variam conforme o que o aluno precisa, mas um site em particular eu indico para todos os meus alunos, e para os profissionais com quem já trabalhei ou trabalho também: é o http://pubmed.gov.

Este é um excelente site para pesquisas que está disponível de forma gratuita na internet. O PubMed® é o primeiro sistema de pesquisa para a informação em saúde da U.S. National Library of Medicine (NLM). Eu sempre recomendo o site do PubMed® pois ele, além de ser fácil de usar, compreende mais de 26 milhões de citações para literatura médica e biomédica, revistas científicas e livros on-line.

O PubMed® é um recurso de livre acesso (como eu já citei, ele está disponível gratuitamente na internet) desenvolvido e mantido pela NCBI (National Center for Biotechnology Information), na NLM (U.S. National Library of Medicine), localizado na National Institutes of Health (NIH). Ele é um dos sites para pesquisa mais completo que existe (com a vantagem de ser gratuito), pois compreende periódicos científicos, livros on-line e literatura biomédica do MEDLINE® (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), sendo um excelente sistema online de busca e análise de literatura médica.

Para usar o PubMed® basta acessar o site http://pubmed.gov de seu computador, tablet ou celular. Para pesquisar você apenas precisa escrever uma palavra ou frase na caixa de pesquisa (por exemplo, um assunto, o nome de um autor e/ou de um periódico) e clicar em Search ou na tecla Enter do seu teclado. Porém, deve-se usar as palavras sempre em Inglês, pois a literatura científica tem a língua inglesa como a padrão.

As citações e resumos (abstracts) do PubMed® abrangem as publisher supplied citations, que são citações fornecidas pelo editor que ainda serão analisadas para depois serem indexadas ao MEDLINE®, as in-process citations, que são citações que estão em processo de análise, e as indexed for MEDLINE®, que são citações de artigos de cerca de 5600 periódicos já indexados regularmente ao MEDLINE®.

Muitas das citações do PubMed® fornecem links para artigos em texto integral. Várias citações podem incluir links para conteúdo de texto completo da PubMed® Central e websites de editores. O PubMed® também dá acesso a sites relevantes na área da saúde e direciona o usuário para outros recursos na área de biologia molecular do NCBI (National Center for Biotechnology Information).

Irei dar mais algumas dicas de como usar o PubMed®: na caixa de pesquisa também é possível combinar os termos “AND”, “OR” ou “NOT” escrevendo-os em letras maiúsculas. Assim você consegue pesquisar temas associados. Por exemplo, se precisar pesquisar sobre os efeitos dos antioxidantes na obesidade basta digitar na caixa de pesquisa “=. O PubMed® oferece ainda opções de pesquisa alternativas. O menu de sugestão automática surge à medida que se escrevem as palavras, sendo que os títulos mais pesquisados vão aparecendo conforme vamos digitando as palavras.

Bem, depois digitar os termos de busca e teclar Enter ou Search, irá aparecer na tela uma lista de resultados no formato Summary, ou seja, um formato abreviado onde aparece o título do resumo, o nome dos autores, o periódico de publicação, o número PMID e o link para o texto completo quando estiver disponível (aparece escrito Free PMC Article). Para entrar no resumo (abstract) basta clicar sobre o título.

Para mais informação sobre estas citações, basta clicar para modificar a formatação dos resultados. Para isso você pode mudar o formato clicando na opção Format. A ordem de aparecimento das citações é sempre da mais recente para a mais antiga, mas você também consegue mudar essa configuração clicando na opção Sort by.

Os filtros estão disponíveis na barra de navegação à esquerda e podem ser usados para limitar ou focar a sua pesquisa. Clique em um termo para ativar ou desativar o filtro. Podem ser selecionados vários filtros simultaneamente. Você pode escolher apenas as publicações dos últimos 5 anos ou apenas estudos que estejam disponíveis em texto integral, por exemplo. A mensagem de que os filtros estão ativos aparece por cima da lista de resultados e os limites mantêm-se ativos até que sejam removidos ou limpos.

Para mostrar opções de filtros adicionais clique em Show additional filters. Confira as opções pretendidas e em seguida clique no botão Show.

Também é possível, ao usar o PubMed® para uma pesquisa, ver as citações relacionadas ao estudo. Este recurso permite que você encontre citações similares ao estudo selecionado. Basta clicar no link Similar articles que se encontra abaixo da citação.

A coluna da direita indica como o PubMed® realizou a pesquisa (Search Details), mostra as suas pesquisas recentes (Recent Activity) e também oferece títulos de estudos com os termos que você pesquisou (Titles with your search terms).

A pesquisa que você realizar pode ainda ser apagada, examinada nos Details ou arquivada no My NCBI. O Clipboard armazena as citações selecionadas de uma ou mais pesquisas durante oito horas. Assinale as citações na caixa contígua e através do menu Send to, selecione Clipboard e Add to Clipboard, ficando assim assinaladas o número de citações que guardou e que pode visualizar. Mas isso vale por até oito horas. Para você guardar definitivamente as citações você pode usar o PubMed My NCBI Collections, também acessível no menu Send to.

Ao usar o PubMed® existe ainda o recurso My NCBI, que define preferências pessoais, armazena estratégias de pesquisa e coleções de citações, e ainda cria alertas oferecendo atualizações automáticas por e-mail. Você precisa apenas fazer um registro em My NCBI, criando um nome de login (user name) e uma senha (password). Também é possível selecionar as citações desejadas e enviar para impressão, e-mail ou arquivar por download. Para isso você precisa selecionar a opção desejada em Send to.

Se você ainda não conhecia o PubMed® irá ver que ele é um site de pesquisa bem simples e completo, e com o tempo usar o PubMed® será algo automático para você. Acredite, este site possui tantos estudos e opções de buscas interessantes que dá para ficar horas navegando por ele. Os seus estudos ficarão muito mais completos e você se tornará um profissional muito mais atualizado depois que incorporar o uso do PubMed® em sua rotina.

 

O que achou desse artigo?

Gostou? Espero que sim! Adoraria saber sua opinião nos comentários.

 

Referência:
Manual do PubMed® em português. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed