Diferentes emolientes exercem diferentes efeitos em emulsões

abstract

Diferentes emolientes exercem diferentes efeitos em emulsões

Cleber Barros
Escrito por Cleber Barros em 13 de Março de 2020
JUNTE-SE A MILHARES DE OUTROS PROFISSIONAIS

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estudo mostra: diferentes óleos vegetais conferem diferentes estabilidades para as emulsões.

Um estudo realizado por uma universidade da Malásia investigou o uso de diferentes óleos vegetais nas formulações cosméticas, e descobriu que alguns óleos são capazes de conferir maior estabilidade às emulsões do que outros. 

O estudo em questão foi realizado para investigar a atuação dos óleos vegetais em relação à estabilidade de uma emulsão. 

Para essa investigação, foram escolhidos óleos vegetais com diferentes níveis de saturação. Os óleos escolhidos, portanto, foram: oleína de palma, óleo de oliva, óleo de cártamo, óleo de semente de uva, óleo de soja e óleo de girassol.

Todas as emulsões foram armazenadas em diferentes temperaturas (4ºC, 27ºC e 40ºC) por 35 dias, e foram também submetidas a diferentes testes de estabilidade, incluindo o de variações de temperatura, testes de centrifugação, testes de ciclo, de pH e de temperatura de fusão.

Os resultados desses testes indicaram que a oleína de palma exibiu a maior estabilidade entre os óleos, sendo seguida pelo óleo de girassol, de oliva, de semente de uva, de cártamo e, por último, pelo de soja. 

Além disso, os resultados indicaram que altos níveis de saturação dos óleos vegetais promovem efeitos significativos no aumento da estabilidade das emulsões, afirmação que pode ser baseada no teste de centrifugação, sendo que a concentração utilizada de óleo, nesse caso, foi de 30%. 

A emulsão cujo óleo utilizado foi a oleína de palma exibiu boa estabilidade através do período de testes, indicando que este óleo pode ser bastante benéfico quando utilizado nos produtos cosméticos. 

 

Você gostou desse abstract?

Espero que sim e adoraria saber sua opinião! Deixe seu comentário abaixo sobre o que você mais gostou ou até mesmo alguma crítica sobre esse abstract.

O objetivo de compartilhar este estudo é facilitar o acesso, traduzindo abstracts publicados em periódicos renomados. Com isso, contribuir para a elevação do nível técnico de profissionais da área. Para qualquer orientação procure sempre um profissional habilitado como um farmacêutico.

 

Referência:
Teh, S. S., Mah, S.H. [Stability Evaluations of Different Types of Vegetable Oil-based Emulsions.] J Oleo Sci. 2018;67(11):1381-1387.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

JUNTE-SE A MILHARES DE OUTROS PROFISSIONAIS