CosIng: uma fonte de informações sobre ingredientes cosméticos

profissão e carreira

CosIng: uma fonte de informações sobre ingredientes cosméticos

Cleber Barros
Escrito por Cleber Barros em 9 de Janeiro de 2019
JUNTE-SE A MILHARES DE OUTROS PROFISSIONAIS

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Conheça o seu mais novo aliado na busca por informações sobre ingredientes cosméticos

Nessa semana precisei criar dossiês para algumas formulações cosméticas que desenvolvi, e, nessa busca por mais informações sobre os ingredientes cosméticos utilizados, me lembrei de um site europeu que pode auxiliar muito nesse processo. Como, além de pesquisador e desenvolvedor, sou professor e gosto muito de dividir minhas experiências com vocês que me acompanham, decidi que escreveria esse artigo para tornar sua jornada como cosmetologista um pouco mais leve.

Se você é um profissional atuante no ramo da cosmetologia e já precisou encontrar informações sobre algum ingrediente, você deve ter percebido que, mesmo consultando diversos catálogos de fornecedores, muitas vezes esse processo é trabalhoso e leva muito tempo.

Pensando nisso, a Comissão Europeia criou a CosIng, uma database gratuita que fornece informações sobre mais de 15 mil ingredientes cosméticos de uma forma simples e rápida.

Nesse site, você pode encontrar diversas informações sobre os ingredientes, como o número CAS, nomenclatura IUPAC, estrutura molecular da substância, função do ingrediente, suas regulamentações e até mesmo a opinião de especialistas sobre diversas matérias-primas.

Essas informações auxiliam o profissional da cosmetologia que precisa montar um dossiê de suas fórmulas, o profissional que precisa de mais informações sobre ingredientes cosméticos, o profissional que deseja entender melhor as regulamentações, e até mesmo aquele profissional que quer apenas saber as funções de determinada matéria-prima.

Agora, vou te ensinar a pesquisar sobre um ingrediente no CosIng:

Essa é a página principal do CosIng. Para pesquisar informações sobre ingredientes cosméticos, você deve clicar em ‘Search in the CosIng database’.

Agora, você deve escrever o INCI name ou o CAS number do ingrediente que você quiser pesquisar na barra de pesquisa e depois clicar em ‘search’.

Caso você queira pesquisar apenas os ingredientes sob determinada regulamentação, você pode filtrar a sua pesquisa clicando em ‘Scope’, e escolhendo o filtro que mais se adequa à sua pesquisa (o Inventório mostrará somente ingredientes e fragrâncias, mas não substâncias; anexo II apresenta os ingredientes com uso banido; anexo III apresenta os ingredientes com uso restrito; anexo IV apresenta apenas os corantes; no anexo V estão contidos os conservantes e no anexo VI podemos encontrar os filtros UV.

Caso você selecione ‘All’, encontrará os ingredientes e substâncias de todos os anexos anteriores).

Para exemplificar, procurei pela glicerina, cujo INCI name é glycerin. Podemos ver que o site nos apresenta todos os ingredientes que possuem a glicerina na sua composição. Os resultados aparecem em ordem alfabética, então você terá que rolar a página até encontrar o ingrediente exato pelo qual buscou.

Esse é o padrão de tela que irá aparecer quando você clicar no ingrediente escolhido.

Espero que essa dica te auxilie bastante na sua busca por informações sobre ingredientes cosméticos. Caso tenha gostado da dica, deixe sua experiência nos comentários assim que utilizar o site!

 

Você gostou desse artigo?

Espero que sim e adoraria saber sua opinião! Deixe seu comentário abaixo sobre o que você mais gostou ou até mesmo alguma crítica sobre esse artigo.

O objetivo desse artigo é contribuir para a elevação do nível técnico de profissionais da área. Para qualquer orientação procure sempre um profissional habilitado como um dermatologista ou farmacêutico.

 

Referência:
http://ec.europa.eu/growth/tools-databases/cosing/index.cfm?fuseaction=app.welcome

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

JUNTE-SE A MILHARES DE OUTROS PROFISSIONAIS