Ácido ferúlico mais vitamina C e E contra o fotoenvelhecimento


Cada vez mais as pessoas estão conscientes do quão prejudicial as radiações solares, em especial a radiação UVA e UVB, podem ser para a pele. Dentre tantos efeitos maléficos ocasionados pela exposição inapropriada ao sol, o fotoenvelhecimento se mostra como um dos mais preocupantes para muitas pessoas que buscam cada vez mais meios de se proteger contra o envelhecimento precoce.

Rugas, manchas, flacidez, aspereza ao toque são apenas alguns sinais do que pode surgir caso não haja uma proteção adequada do nosso maior órgão do corpo. Sendo o sol o maior responsável pelo envelhecimento extrínseco da pele (causado pelo ambiente externo), a fotoproteção é, sem dúvida, a forma mais segura e econômica de evitar os sinais desse envelhecimento.

Tendo isso em mente, seria correto afirmar que não há muita coerência em gastar enormes quantias de dinheiro em produtos antienvelhecimento (como cremes e séruns carregados de ativos) se, ao mesmo tempo do uso de todos esses produtos, não estiver protegido pelo fotoprotetor. Afinal de contas, fica evidente que o melhor produto antienvelhecimento acaba sendo o próprio filtro solar.

Uma estratégia ainda mais eficaz no combate ao fotoenvelhecimento seria a utilização de produtos que já possuam ação fotoprotetora e ativos específicos que previnam ou revertam os sinais de envelhecimento já presentes na pele, ou que, até mesmo, reforçam a ação fotoprotetora. Dentre esses ativos, a vitamina C, vitamina E e ácido ferúlico são excelentes opções, com propriedades comprovadas tanto na ação antienvelhecimento quanto na ação fotoprotetora.

O Departamento de Dermatologia do Hospital Médico Universitário da China, realizou um estudo com o objetivo de investigar se um complexo antioxidante tópico contendo vitamina C, vitamina E e ácido ferúlico pode proteger a pele humana contra fotodanos agudos induzidos por radiação ultravioleta solar simulada (ssUVR).

Doze mulheres chinesas participaram desse estudo e foram designadas para receber o tratamento do estudo, por quatro dias consecutivos. Os resultados do estudo publicado no Journal of Drugs in Dermatology, Estados Unidos, a exposição a 5 vezes a dose mínima eritematosa (DME)¹ induziu a formação de células de queimadura solar, a formação de dímeros de timina, e diminuição de células de Langerhan CD1a+ ². Dessa forma, os pesquisadores concluíram que o complexo antioxidante tópico contendo vitaminas C e E e ácido ferúlico tem potenciais efeitos fotoprotetores contra fotodano agudo induzida por ssUVR na pele humana.

Outro estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology determinou que uma fórmula estável com esses 3 ativos protege a pele humana de quantidades significativas de ssUVR. A Divisão de Dermatologia do Centro Médico da Universidade Duke, na Carolina do Norte, EUA, dirigiu esse estudo a partir de uma fórmula estável com 15% de ácido L-ascórbico, 1% de alfa-tocoferol, e 0,5% de ácido ferúlico (CEFER) e concluiu a eficácia fotoprotetora dessa formulação tópica, sendo recomendado o seu uso associado aos filtros solares, uma vez que seu mecanismo de ação é diferente.

O objetivo desse artigo é contribuir para a elevação do nível técnico de profissionais da área. Para qualquer orientação procure sempre um profissional habilitado como um dermatologista ou farmacêutico.

 

¹ Dose Mínima Eritematosa (DME): dose mínima de radiação ultravioleta requerida para produzir a primeira reação eritematosa perceptível com bordas claramente definidas, observadas entre 16 e 24 horas após a exposição à radiação ultravioleta, de acordo com a metodologia adotada.

² Células relacionadas com a imunovigilância cutânea (defesa do organismo).

 

Wu Y 1 , Zheng X , Xu XG , Li YH , Wang B , Gao XH , Chen HD , Yatskayer M , Oresajo C . [Protective effects of a topical antioxidant complex containing vitamins C and E and ferulic acid against ultraviolet irradiation-induced photodamage in Chinese women.] Journal of drugs in dermatology: JDD. 2013 Apr; 12 (4):464-8 PMID: 23652896 [PubMed]
 
Murray JC 1 , Burch JA , Streilein RD , Iannacchione MA , Salão RP , Pinnell SR . [A topical antioxidant solution containing vitamins C and E stabilized by ferulic acid provides protection for human skin against damage caused by ultraviolet irradiation.] Journal of the American Academy of Dermatology. 2008 Sep;59(3):418-25. doi: 10.1016/j.jaad.2008.05.004. Epub 2008 Jul 7. PMID: 18603326 [PubMed]