Matéria-prima econômica melhora a textura e facilita a aplicação do seu cosmético. Você sabia?

materia-prima-melhora-textura-e-aplicacao

Você gostaria de fórmulas com ótima aderência? Conheça mais sobre essa matéria-prima, a goma xantana.

Uma das matérias-primas cosméticas mais comuns e mais econômicas que existem. É um polímero natural, e sua principal função é promover o espessamento do sistema – aumentar viscosidade – e  deixar o produto com a consistência desejada.

Esse ingrediente também possui outra característica que passa despercebida ou é desconhecida por alguns profissionais: melhora o pick up ~ quando o produto adere ao dedo ~ da formulação e facilita a saída do produto da embalagem, possibilitando que uma pequena quantidade seja transferida até o local de aplicação.

É importante que produtos cosméticos possuam aderência ao dedo na hora de sua retirada para que a aplicação e eficácia não sejam comprometidas, principalmente quando dispensados em potes ou embalagens com a abertura larga.

 

Para evitar a falta de aderência, adicione de 0,1 a 0,3% de goma xantana em sua formulação.

Esse polímero deve ser adicionado em água fria, sob lenta agitação (300 – 500 rpm). Para uma boa incorporação ao sistema, mantenha a agitação por cerca de 10 minutos.

Cuidado para não adicionar goma xantana em altas concentrações, ela pode fornecer aderência excessiva ao produto e deixá-lo pegajoso. Siga as indicações acima e não corra esse risco.

 

Boas fórmulas, agora com ótima aderência 😉

Adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo. Participe, deixe seu comentário abaixo.

Promova esse conhecimento: compartilhe com seus amigos.