15 referências bibliográficas para formuladores de cosméticos e outros profissionais da área

Conheça as 15 referências bibliográficas que recomendamos para você que deseja expandir o seu conhecimento em cosmetologia

Você gostaria de conhecer alguns livros de cosmetologia, melhorar seus conhecimentos e aprender como melhorar os seus produtos? Acompanhe a nossa lista abaixo e conheça 14 referências bibliográficas para formuladores de cosméticos e outros profissionais da área.

1. Ativos Dermatológicos – Volume 10

Autor: Valéria Maria de Souza Antunes e Daniel Antunes Junior
Editora: Autor (2019), 1ª edição, 2019.
Idioma: Português

Este novo volume é um dicionário prático utilizado por farmacêuticos, médicos, nutricionistas, profissionais da cosmetologia e da estética, da prescrição e do desenvolvimento, que necessitam de informações técnicas sobre os ativos e adjuvantes utilizados na dermatologia, como os dermocosméticos, e na beleza e qualidade e vida, como os nutracêuticos.

2. Chemical and Physical Behavior of Human Hair

Autor: Clarence R. Robbins
Editora: Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 5ª edição, 2012.
Idioma: Inglês

Destaca aspectos micro e macromoleculares dos fios, como estrutura química, morfológica e composição. Envolve discussão a respeito de temas como stress, quebra, formação de pontas duplas, condicionamento, etc. Traz ainda capítulos específicos sobre fatores bioquímicos de diferentes tipos de cabelo e conteúdo direcionado sobre tratamentos químicos como alisamento, descoloração e oxidação.

 

3. Cosmeceuticals and Cosmetic Practice

Autor: Patricia K. Farris
Editora: John Wiley & Sons, Ltd, 1ª edição, 2014.
Idioma: Inglês

A referência bibliográfica provê com objetividade dos aspectos que envolvem os cosmecêuticos, desde sua definição básica, desenvolvimento, formulação e avaliação de performance. Indica com clareza os principais problemas estéticos que podem ser contornados com o uso de cosmecêuticos além de fornecer uma listagem com alguns dos principais ativos, suas características e benefícios.

 

4. Cosmetic Dermatology

Autor: Cheryl M. Burgess
Editora: Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 1ª edição, 2005.
Idioma: Inglês

Esta referência bibliográfica abrange assuntos como mecanismos e ativos anti-aging, clareadores, esfoliantes químicos e processo de reepitelização da pele, toxinas botulínicas, foto-pigmentação da pele, reepitelização pós laser, etc.

 

 

5. Cosmetic Formulation of Skin Care Products, Cosmetic Science and Technology Series Vol. 30

Autor: Zoe Diana Draelo e Lauren A. Thaman
Editora: CRC Press, 1ª edição, 2005.
Idioma: Inglês

Trata de conteúdo para formuladores que desejam buscar livros de cosmetologia para atender a toda a população, uma vez que aborda fatores que influenciam a pele como tipo, idade, cor, problemas e doenças e ajuda na formulação dos mais diversos tipos de produtos para a pele, além de fotoprotetores, formas para peles ressecadas, clareadores e peelings, esfoliantes, metodologias para cosméticos para acne, etc.

 

6. Cosmetologia Aplicada

Autor: Simone Pires De Matos
Editora:Erica, 1ª edição, 2014.
Idioma: Português

Desenvolve assuntos relevantes referentes à alterações cutâneas e problemas estéticos. A referência bibliográfica apresenta conceitos como nanocosmétios, neurocosméticos, fonocosméticos, nutricosméticos, foods e fotoproteção, além de procedimentos estéticos, informações sobre legislação, ativos para as diversas desordens cutâneas

 

7. Cosmetologia Aplicada à Estética

 Autor: Wanderlei Carvalho e Aparecida Erica Bighetti Ribas
Editora: Editora Farmacêutica, 1ª edição, 2019.
Idioma: Português

Aborda, de forma didática e ilustrada para melhor compreensão, temas como histofisiologia do sistema tegumentar, tecidos subcutâneo, glândulas cutâneas, etc. e detalham informações sobre composição e suas anormalidades. Trata de assuntos como hidratação e permeação cutânea, além de nutrição aplicada à estética. Considera ainda tratamentos estéticos para problemas como envelhecimento cutâneo, fotoproteção, discromias, celulite, estrias, acne, terapia capilar e alternativas a tratamentos convencionais como e eletromorfoterapia e eletrotermofototerapia.

 

 

8. Formulating Natural Cosmetics

Autor: Anthony C. Dweck
Editora: Carol Stream, Allured Books, 2011.
Idioma: Inglês

Fornece informações gerais e um overview para formuladores que desejam entender aspectos e particularidades de formulações natural, bem como alguns conceitos e definições a respeito dessa abordagem. É necessário possuir conhecimento em formulações, pois não consta aplicações e exemplos práticos.

 

9. Formulating, Packaging, and Marketing of Natural Cosmetic Products

Autor: Nava Dayan Lambros Kromidas
Editora: John Wiley & Sons, Inc., 1ª edição, 2011.
Idioma: Inglês

A obra conta com a discussão detalhada sobre definições de conceitos sobre produtos naturais e orgânicos e os aspectos envolvidos em sua formulação, envase e marketing para comercialização através da exploração de assuntos como fontes de obtenção, processo, segurança, estabilidade, desafios, etc.

 

10. Formulations: In Cosmetic and Personal Care

Autor: Tharwat F. Tadros
Editora: Marc Record, 2016.
Idioma: Inglês

Combina informações sobre cosmetologia e um amplo view sobre aspectos químicos que envolvem o desenvolvimento de um produto cosmético, bem como exemplos de formas cosméticas como espumas, sistemas limpantes, protetores solares e maquiagens.

 

 

11. Guia De Produtos Cosméticos

Autor: Tereza Rebello
Editora: Senac São Paulo; 12ª edição, 2017.
Idioma: Português

Este guia funciona como uma referência bibliográfica de consulta para definições básicas de cosméticos, aplicações e formas, marketing básico, além de possuir índice com as principais matérias-primas utilizadas na cosmetologia.

 

12. Handbook of Cosmetic Science and Technology

Autores: Marc Paye, Andre O. Barel e Howard I. Maibach.
Editora: CRC Press, 3ª edição, 2009.
Idioma: Inglês

Essa referência de cosmetologia contribui para o entendimento da biologia e fisiologia da pele e do cabelo, detalhados de forma abrangente e didática. Inclui temas como manutenção da barreira, pele, hidratação e seus mecanismos. Essa abordagem é possível possível encontrar capítulos destinados à produção de cosmético para determinados fins, como problemas de envelhecimento cutâneo, peles sensíveis, etc. Os demais assuntos aproximam-se de temas que englobam fatores que afetam os cosméticos, ênfase em ingredientes, veículos, produtos acabados, sistemas de delivery, metodologias de teste, etc.

 

13. Harry’s Cosmeticology

Autor: Ralph Gordon Harry, Martin M. Rieger
Edição: Chemical Publishing Company, Edição Ampliada, 2000.
Idioma: Inglês

A obra conta com quatro temáticas de discussão distintas que envolve discussão de
em capítulos sobre anatomia e fisiologia de pele, cabelo e unhas para constituir uma sólida base de conhecimento para formulação de produtos cosméticos. Há ainda conteúdo técnico a respeito de ingredientes cosméticos e suas funções, formulações, segurança e performance sobre as mais diversas formas cosméticas e informações sobre fabricação e embalagens. Essa referência bibliográfica pode ser valiosa para formuladores de cosméticos, dermatologistas e cirurgiões estéticos.

 

 

14. Pele: do nascimento à maturidade

Autor: Maria Ines Harris
Editora: Senac São Paulo, 1ª Edição, 2016.
Idioma: Português

A referência bibliográfica traduz os entendimentos necessários para compreensão das particularidades da pele em cada momento de vida, o que considera os efeitos do ciclo de vida, características peculiares devido às diferenças de gêneros e etnias. Discute de forma eficiente os principais assuntos relacionados como estrutura e composição da pele, modificações observadas ao longo do tempo, revisão em microbiota, aspectos imunológicos, reação da pele à agentes agressores e apoio em propriedades da pele e eficácia de produtos cosméticos direcionados.

 

15. Surfactants in Personal Care Products and Decorative Cosmetics

Autor: Linda D. Rhein, Mitchell Schlossman, Anthony O’Lenick, P. Somasundaran
Editora: 3ª edição, 2006.
Idioma: Inglês

Explica detalhadamente a função de emulsões, micelas e nanoestruturas em formulações cosméticas. Apresenta aproximação científica para compreensão de seus conceitos e aplicações em formulações cosméticas. Possui também capítulos sobre as propriedades de surfactantes e suas peculiaridades em sistemas de limpeza e condicionadores, emulsões, nanotecnologia e dispersão de pigmentos. Por fim, aborda conteúdo sobre otimização, novas aplicações, benefícios e desafios de formulações cosméticas.

 

Você indica algum outro livro de cosmetologia que não consta em nossa lista? Compartilhe conosco!

 

 

Você gostou desse artigo?
Espero que sim e adoraria saber sua opinião! Deixe seu comentário abaixo sobre o que você mais gostou ou até mesmo alguma crítica sobre esse artigo.

O objetivo desse artigo é contribuir para a elevação do nível técnico de profissionais da área. Para qualquer orientação procure sempre um profissional habilitado como um dermatologista ou farmacêutico.