As principais vitaminas C de uso tópico disponíveis no mercado

desenvolvimento cosmético

As principais vitaminas C de uso tópico disponíveis no mercado

Cleber Barros
Escrito por Cleber Barros em 16 de novembro de 2020
10 min de leitura
JUNTE-SE A MILHARES DE OUTROS PROFISSIONAIS

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você conhece as principais vitaminas C disponíveis no mercado e suas diferenças?

A vitamina C ou ácido ascórbico é uma molécula ácida, derivada de açúcares, com propriedade hidrossolúvel e termolábil, além de forte atividade redutora. É sabido que o uso regular de vitamina C ajuda a saúde geral do corpo e também no embelezamento, pois reforça a defesa do organismo contra infecções e doenças e atua na formação das fibras de colágeno na maioria dos tecidos do corpo.

Benefícios do uso tópico de vitamina C

A vitamina C tópica é responsável pela inibição dos danos causados pela radiação ultravioleta, uma vez que o ácido ascórbico funciona como um co-fator biológico e antioxidante nos tecidos, cujo potencial de proteção está relacionado com as propriedades redutoras da molécula, o que caracteriza sua performance eficaz no combate aos radicais

livres e auxilia na fotoproteção preventiva. Promove ainda ação despigmentante e também atua na proteção e estimulação da síntese das proteínas estruturais da pele como o colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade cutânea. 

Desafios

A vitamina C apresenta grande propensão à oxidação, que é acelerada na presença de calor, luz, oxigênio e, especialmente água, o que acaba por inativá-la. Por este motivo é desejável a utilização de ativos com maior estabilidade química e penetração cutânea em níveis eficazes, sem que suas funções farmacodinâmicas sejam comprometidas. Confira agora, os principais ativos estabilizados encontrados no mercado atualmente:

Derivados de ácido ascórbico estabilizados

Nikkol VC-IP®

Nikkol VC-IP® é um derivado lipossolúvel da Vitamina C que apresenta alta estabilidade ao calor (superior a  200ºC), além de boa solubilidade em óleos e excelente absorção percutânea. Possui estudos de proteção frente a UVA e UVB, além de danos causado pelos mesmos, inibição da melanogênese, da peroxidação do esqualano da pele, o que permite a proteção da barreira, além de excelente absorção percutânea.

LumineCense

LumineCense é uma vitamina C não iônica e biologicamente ativa, obtida a partir a partir das águas emergentes do Monte Fuji, que contém uma elevada concentração de hidrogênio natural e é rica em vanádio.

Estudos de estabilidade e viscosidade das formulações indicaram que o LumineCense foi capaz de manter a estabilidade e a viscosidade, além de evitar a oxidação e escurecimento das formulações. Além de suas propriedades físico-químicas, foi comprovada uma elevada capacidade de absorção na pele, quando comparado com ácido ascórbico, além de aumentar sua biodisponibilidade na pele. Outra característica que possibilita a boa performance é a sua natureza anfifílica, a qual permite a ultrapassagem da barreira cutânea.

STAY-C® 50

A STAY-C® 50 é um derivado de vitamina C com estabilidade em formulações superior quando comparado com ácido ascórbico comum. O seu éster monofosfato de ácido ascórbico facilmente solúvel em água é bio-convertido em vitamina C pelas fosfatases presentes na pele. Possui estudos que comprovam a sua ação clareadora devido à diminuição da melanina devido à sua atuação nos melanócitos e também dos sinais de envelhecimento cutâneo. Outros benefícios são a redução de manchas e ação anti-acne devido sua propriedade antimicrobiana.

ÉSTER-C

Éster-C é um ativo antioxidante e antienvelhecimento que combina ascorbato de cálcio e metabólitos ativos, o que ajuda na penetração da vitamina C na pele. Não apresenta ácidos graxos ou ésteres de fosfato em sua composição.

Segundo o representante, o ativo possui estudos sobre estabilização superior quando comparado com outras formas estabilizadas de vitamina C e permite a adição de água em sua formulação. Possui estudos de eficácia para atestar a penetração do ativo em camadas epidérmicas mais profundas e mais superiores, bem como a sua liberação. Os resultados indicam que o ativo é capaz de atravessar a barreira epidérmica para acessar tecidos e células envolvidos na manutenção e reparo da integridade da pele.

Derivados estabilizados, micro ou nanoencapsulados

Marine Juvenium™ Thalaspheras™ de VC-PMg

Vitamina C microencapsulada e estabilizada (C-PMg) que possui revestimento polimérico é feito a partir de colágeno marinho e glicosaminoglicanas marinhas, que garante a proteção e estabilização da vitamina C. 

Seu mecanismo de funcionamento é chamado de Bio-DDS de liberação enzimática da vitamina C. De forma prática, as bactérias enzimáticas presentes na epiderme liberam proteases que reagem com a membrana da esfera, o que causa a liberação do ativo e efeito longo prazo, de forma que se mantém estável durante todo o processo de penetração e chega até a derme em plena atividade. 

Testes de laboratório in vitro comprovaram a  sua maior capacidade de estímulo de colágeno devido ao aumento da proliferação dos fibroblastos (em 1,5 vezes) quando comparada com vitamina C livre. Promove ação clareadora através da inibição da tirosinase 4 vezes superior do que a vitamina C P-Mg não encapsulada e cerca de 20 vezes superior à vitamina C pura.

Thalaplus® B3C

Thalaplus® B3C são microcápsulas que contém Vitamina C-PMg e niacinamida, que atuam como reservatórios produzidos com polímeros biodegradáveis e revestidos por colágeno marinho (Marine Atelocollagen) e sulfato de condroitina marinho (Marine Chondroitin Sulfate). O ativo é liberado sobre a pele de forma enzimática de forma controlada, o que também caracteriza o mecanismo como Bio-DDS.

De acordo com o material técnico, Thalaplus® B3C apresenta melhor permeação cutânea, é um produto inodoro, é isento de parabenos, não contém solventes orgânicos, não oxida e contém dentro de cada cápsula o teor exato de Vitamina C e niacinamida que a pele pode absorver.

DermaSpheres® C

Thalasfera ou Dermaspheres Fagron C são microcápsulas que contém vitamina C-PMg e niacinamida, revestidas por cápsulas de colágenos e sulfato de condroitina marinho.

Segundo o material técnico, a tecnologia de microencapsulação Bio-DDs (Drug Delivery System) facilita a degradação das membranas pelas enzimas que estão na superfície da pele, permitindo que os ativos permaneçam por mais tempos nas camadas mais profundas da epiderme devido à sua excelente permeabilidade e ação prolongada. Possui atividade antioxidante potencializada pela presença de niacinamida, anti-aging com estímulo de colágeno eficiente, ação clareadora, anti-inflamatória e cicatrizante e seborreguladora,

Activespheres Vit C PMg – microesferas viscoelásticas de ascorbil fosfato de magnésio

As Activespheres Vit C PMg são microesferas encapsuladas em colágeno e sulfato de condroitina marinho para garantir a estabilidade do ativo, além de apresentar um mecanismo de liberação prolongada. Como característica principal, a microcápsula pode se deformar para facilitar e aumentar a sua permeação sob a pele e se recompor ao atingir as camadas mais profundas, para então liberar o ativo.

Nano Lightening® C

Nano Lightening® C é uma vitamina C na forma de Ascorbil Fosfato de Sódio estabilizada em nanocápsulas revestidas por fosfolipídios naturais, análogos das membranas celulares, que possuem alta permeação e ação prolongada, promovendo maior eficácia ao agir nas camadas mais profundas da pele, através de sistemas de transporte seletivo e controlado, assim como a sua liberação.

Foram efetuados vários estudos para comprovação de eficácia do Nano Lightening® C,

incluindo: prevenção do fotodano na pele, síntese de colágeno I e III, complexo radiante da pele, avaliação da luminosidade da pele e inibição da melanogênese.

Nanovit C

O ativo Nanovit C corresponde a forma do tetraisopalmitato de ascorbila, com revestimento que conta com nanotecnologia, além de natureza lipossolúvel, que garante maior permeabilidade na pele. 

Possui ação antioxidante comprovada por teste de estabilidade, além de comprovação de distribuição de partículas, o que garante uma performance homogênea e uniforme e também testes clínicos in vivo e ex vivo para observação do efeito clareador.

Derivado associado à silício orgânico

Ascorbosilane® C 

Representa uma forma de ácido ascórbico associado ao silanol para otimização de sua atividade. 

Atua de forma localizada em nível da epiderme, favorece a hidratação da pele e também possui atividade contra o envelhecimento, prevenção da peroxidação lipídica, inibição de radicais livres e síntese de colágeno.

Base estabilizada

Estabilize C 

Consiste em uma emulsão estável que contém 20% de ácido ascórbico e é uma opção de produto para preparações e associações complexas de difícil estabilização. Apresenta os principais benefícios dos demais derivados de vitamina c como efeito clareador, antioxidante e estímulo a síntese de colágeno.

Confira agora, resumo das principais vitaminas estabilizadas disponíveis e suas características na Tabela abaixo:

Tabela: Vitaminas C estabilizadas comercializadas e suas informações relevantes.

Nome comercialFormas ativas% de usoInformaçõesDiferenciaisFornecedor
Nikkol VC-IP®  Ascorbyl Tetraisopalmitate1,0 – 20,0 (pele)
0,50(cabelo)
pH 4,0 – 6,0; lipossolúvelExcelente absorção cutânea; estudos frente à exposição e danos causados por UVA e UVB; inibição da melanogênese; inibição da peroxidação cutânea. Uso em hair careGalena
LumineCenseCaprylyl 2-Glyceryl Ascorbate0,5 – 100pH 3,5 – 5,5; anfifílicaAlta permeação; mais susceptíveis para ultrapassar abarreira cutânea; estudo frente à oxidação em comparação com outros derivados estabilizados (AP e VC P-Mg).Biodiversité
STAY-C® 50Sodium Ascorbyl Phosphate0,5 – 5,0pH ~ 7,0hidrossolúvelT < 40ºC;Usar quelantes na fórmula.Estudos comprovados na redução de melanina e sinais de envelhecimento, atua em manchas e acne.Alianza Magistral/ Biovital/ Focus Química
Éster-CCalcium Ascorbate + metabolites1,0 – 5,0pH 5,0 – 6,0;lipofílica, porém a propriedade iônica do ascorbato o mantém na fase aquosa.Estudo de estabilidade e penetração na barreira cutânea; permite a presença de água na fórmula, assim como o próprio ingrediente.Infinity Pharma
Marine Juvenium™ Magnesium Ascorbyl Phosphate1,0 – 3,0pH 4,0 – 7,0; hidrossolúvelLiberação prolongada; sistema Bio-DDS; estudos de permeação, eficácia na inibição da melanogêneseBiovita / Univar
Thalaplus® B3CMagnesium Ascorbyl Phosphate 
 Niacinamide
3,0 – 10,0pH 5,0 – 8.0; hidrossolúvelLiberado sobre a pele de forma enzimática controlada, Bio-DDS; boa permeação. Atividade clareadora intensificada pela presença de niacinamida. Contém a quantidade ideal de cada ativo que a pele é capaz de absorver.Midelt
Derma Spheres® CMagnesium Ascorbyl Phosphate 
 Niacinamide
1,0 – 10,0pH 5,0 – 8.0; hidrossolúvelLiberado sobre a pele de forma enzimática controlada, Bio-DDS; boa permeação. Atividade clareadora intensificada pela presença de niacinamida.Fagron
Activespheres VitC P-MgMagnesium Ascorbyl Phosphate1,0 – 10,0pH 5,0 – 6,0; hidrossolúvelEstudo de eficácia de permeação na pele 25% superior a VC-PMg; permeação uniforme; cápsulas esféricas-flexíveis com poder de deformação e reconstituição ao tamanho original após permeação; biodegradabilidade total e ausência de agentes químicos de ligação.i9 Magistral/ Chemyunion
Nano Lightening® CSodiumAscorbyl Phosphate 3,0 – 5,0pH 5,0 – 8.0; hidrossolúvelLiberação controlada;Maior estabilidade e proteção contra o meio externo; eficácia comprovada em prevenção do fotodano na pele, síntese de colágeno I e III, complexo radiante da pele, avaliação da luminosidade da pele e inibição da melanogênese.Infinity Pharma
Nanovit CAscorbyl TetraisopalmitateDespigment.: 4,0 – 15,0 Antioxidante: 2,0 – 10,0pH 3,0 – 8,0;lipossolúvelUso de nanotecnologia, alta performance, padronização do tamanho de suas partículas garante uniformidade; teor de vitamina garantido durante o shelf life do produto, PharmaSpecial/PIC Química
Ascorbosilane® C  
Ascorbyl Methylsilanol Pectinate 
3,0 – 5,0pH 3,5 – 6,5; T< 40ºC, hidrossolúvelBioavaliabilidade otimizada, estudo frente à ação sequestrante, proteção contra lise celular induzida por ROS*.Biotec/ Aqia
Estabilize CPreparação 100% estável com 20% de ácido ascórbico pronta para aplicação.Vepakum Farma
* ROS: espécies reativas de oxigênio.

Você gostou desse artigo?

Espero que sim e adoraria saber sua opinião! Deixe seu comentário abaixo sobre o que você mais gostou ou até mesmo alguma crítica sobre esse artigo.

O objetivo desse artigo é contribuir para a elevação do nível técnico de profissionais da área. Para qualquer orientação procure sempre um profissional habilitado como um dermatologista ou farmacêutico.

Referências:
[1] Materiais técnicos dos fornecedores. 
[2] Manela-Azulay, Lacerda, Perez, Filgueira & Cuzzi. 265. Vitamina C An bras Dermatol, Rio de Janeiro, 78(3):265-274, maio/jun. 2003. 
[3] Graciela Puhl, A importância do ácido ascórbico no combate ao envelhecimento, Revista Saúde Integrada, v. 11, n. 22 (2018) – ISSN 2447-7079. Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Departamento de Farmácia. São Paulo, 2002.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.